Notícias > Ecomóvel chega a São Paulo




SÃO PAULO - Crianças e adultos de São Paulo poderão conhecer o Ecomóvel, entre os dias 5 e 8 de setembro, das 13h às 21h, no evento Expo ABRAS 2005, no Centro de Exposição Imigrantes, na capital paulista. O projeto social foi criado no início de julho pela ONG Alto Astral com o objetivo de divulgar informações sobre controle de insetos e pragas urbanas, saúde pública, meio ambiente e qualidade de vida.

Durante as primeiras ações da "carreta ecológica" no Rio de Janeiro – na Mangueira, Shopping Nova América, Duque de Caxias e Central do Brasil, cerca de dez mil pessoas, principalmente crianças e adolescentes, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e aprender sobre prevenção de doenças causadas por insetos e pragas.

O Ecomóvel é um completo centro de exposição montado em uma "carreta laboratório" de 13 metros de comprimento. Ao entrarem na carreta, estudantes e visitantes podem ver de perto as principais pragas e aprender como se prevenir dos males causados por elas - mais de 400 doenças, o que acarreta grandes prejuízos para o sistema de saúde.

De acordo com o presidente da ONG Alto Astral, Beto Filho, o projeto desempenha um importante papel de educação ambiental e prevenção de doenças e contaminações em geral.

"Nosso objetivo é transformar cada visitante da carreta em um agente multiplicador de informações para o controle de pragas e difusão de saúde ambiental", diz Beto Filho.
Informações sobre pragas e vetores, como baratas, ratos, moscas, mosquitos, ácaros, cupins, formigas, escorpiões, pulgas, piolhos, besouros, barbeiros, carrapatos, lacraias, vespas, entre outros, serão passadas para os visitantes por meio de painéis didáticos, insetários, laqueário, exposição de animais vivos e mortos, além de explicações dadas por estagiários de biologia e comunicação.

Após a visitação, os visitantes recebem uma revista educativa que aborda aspectos preventivos de doenças, contaminações em geral, ecossistema, saneamento básico, saúde ambiental e bem-estar. No portal da ONG (www.altoastral.org.br), também está disponível um banco de dados sobre entomologia, ecossistema, saúde ambiental e qualidade de vida.

Autor:
Fonte: Jornal do Brasil
Data da Publicação: 09/04/2005




voltar