Banco de informações > Asma Brônquica

 

Asma Brônquica

A asma é uma doença que determina crises de falta de ar, ocorrendo dificuldade na entrada de ar nos pulmões, e principalmente na sua saída. Segundo especialistas, o recente surto de asma, principalmente em crianças, está relacionado com a alergia a baratas.



Formas de Contaminação
As baratas por carregarem diretamente sobre suas patas e corpo microorganismos capazes de causar doença (bactérias, fungos, vírus) causam reações alérgicas devido à grande quantidade de antígenos que liberam no meio ambiente, que podem sensibilizar e causar doença nos moradores, sobretudo nas crianças. Uma espécie de baratas comum em padarias brasileiras, a Blatella germanica, parece ser a responsável por boa parte dos casos de asma em crianças.

Sintomatologia
Tosse, principalmente na metade da noite e no início da manhã; aperto no peito e falta de ar com chiado no peito.

Profilaxia - Medidas Preventivas
Além de se ter todo o cuidado com a higiene, pois a falta de limpeza do ambiente o acarreta acúmulo de ácaros da poeira, que é prejudicial para os asmáticos, e conseqüentemente atrai insetos, como baratas. É importante não levar alimentos para o quarto de dormir, e não comer na cama, pois a barata é um ser omnívoro, ou seja, que se alimenta de tudo. Evitar o acesso das baratas ao lixo, dejetos e a água.

Bibliografia
www.asmabronquica.com.br/paciente/index.html#01
www.rampadeacesso.com/Ser/bomsab/vovo/baratas.htm