Banco de informações > Amebíase

 

Amebíase

É uma infecção produzida pelo protozoário Entamoeba histolytica que causa a disenteria amebiana e, algumas vezes, quando atinge o fígado, o abscesso amebiano. O microrganismo causador da disenteria amebiana pode ser veiculado por frutas, verduras, água, moscas e baratas.

Formas de Contaminação
Os parasitas são eliminados com as fezes. Quando uma pessoa defeca, as fezes, deixadas nas proximidades de córregos, valas de irrigação ou lagoas, contaminam suas águas. Num quintal pequeno, se a fossa for construída a poucos metros de distância da cisterna, as fezes contaminadas por amebas podem contaminar a água. Moscas e baratas, ao se alimentar de fezes de pessoas infectadas, também transmitem a parasitose a outras pessoas, defecando sobre os alimentos ou utensílios.
Outra forma de transmissão é através do contato das patas sujas de fezes. Pode-se ainda contrair a ameba comendo frutas e verduras cruas, que foram regadas com água contaminada ou adubadas com terra misturada a fezes humanas infectadas. A ameba pode ficar agarrada nas verduras durante três semanas, mesmo expostas à chuva, ao frio e ao calor. Muito freqüente é a contaminação pelas mãos sujas de pessoas que lidam com os alimentos.

Sintomatologia
Os sintomas podem ser benignos provocando apenas fadiga e depressão. Mas podem ser graves produzindo náuseas, falta de apetite, flatulência e dores abdominais.

Profilaxia - Medidas Preventivas
Fazer com que todos da casa usem a privada. Se as crianças menores usarem penicos, as fezes devem ser jogadas na privada; proteger todos os alimentos contra moscas e baratas; conservar os alimentos e utensílios cobertos ou dentro de armários; proteger as águas das minas, cisternas, poços, lagoas, açudes e valas de irrigação, não permitindo que sejam contaminadas por fezes humanas; regar as verduras sempre com água limpa, não aproveitando nunca a água utilizada em casa ou água de banho; lavar bastante as verduras em água corrente, principalmente as que são comidas cruas; lavar as mãos com sabão e água corrente, todas as vezes que usar a privada; lavar bem as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos, ou antes, de iniciar a limpeza de alguns utensílios – lavagem de filtro, por exemplo.

Bibliografia
www.brasilescola.com/doencas/amebiase.htm