Banco de informações > Tuberculose (tísica pulmonar ou "doença do peito")

 

Tuberculose (tísica pulmonar ou "doença do peito")

É uma doença infecto-contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, comprometendo principalmente os pulmões.


Formas de Contaminação
Através da via respiratória, por partículas suspensas no ar, ao beijar, falar, respirar, tossir e espirrar. As baratas são transmissoras em potencial de tuberculose, pois transportam em seu corpo, o microorganismo causador da doença.

Sintomatologia

Tosse seca ou com catarro, de duração em geral prolongada (acima de 30 dias);
Febre geralmente de tarde
Suores noturnos;
Perda de peso;
Dores no peito.

Profilaxia - Medidas Preventivas
Na prevenção, principalmente em crianças recém-nascidas, usa-se a vacina BCG (bacilo de Calmet-Guérin). Evitar o convívio com tuberculoso contagiante e só consumir leite pasteurizado ou fervido adequadamente. Talvez a prevenção mais eficaz seja melhorar o padrão de vida da população, as condições de habitação, trabalho, alimentação, manter o ambiente sempre limpo, pois um ambiente sujo atrai baratas e outras pragas transmissoras de doenças, etc. Também é importante a descoberta de casos ocultos, através de radiografias (abreugrafia) e teste cutâneo (prova de tuberculina). O tratamento, ao menos em seu início, é feito num hospital especializado (sanatório). Usa-se um verdadeiro arsenal de antibióticos e, por vezes, métodos cirúrgicos.

Bibliografia
acd.ufrj.br/mnde/blattaria/
www.exercito.gov.br/04Maoami/Saude/tubercul.htm