Banco de informações > Giardíase e Criptosporidíase

 

Giardíase e Criptosporidíase

A giardíase é causada pela Giardia lamblia e a criptosporidíase, pelo Cryptosporidium parvum. Ambos vivem nas porções altas do intestino, sendo mais freqüentes em crianças.

Formas de Contaminação
A transmissão se faz pela ingestão de cistos, podendo o contágio efetuar-se pelo convívio direto com o indivíduo infectado, pela ingestão de alimentos e água contaminados, pelo contato com baratas etc.

Sintomatologia
A infecção pode ser totalmente assintomática. Outras vezes, provoca irritabilidade, dor abdominal, diarréia intermitente, estando, em certas ocasiões, associada com quadro de má absorção e desnutrição.

Profilaxia - Medidas Preventivas
A infecção é adquirida com extrema facilidade, sobretudo pelas crianças. Fazer com que todos da casa usem a privada. Se as crianças menores usarem penicos, as fezes devem ser jogadas na privada; proteger todos os alimentos contra moscas e baratas; conservar os alimentos e utensílios cobertos ou dentro de armários; proteger as águas das minas, cisternas, poços, lagoas, açudes e valas de irrigação, não permitindo que sejam contaminadas por fezes humanas; regar as verduras sempre com água limpa, não aproveitando nunca a água utilizada em casa ou água de banho; lavar bastante as verduras em água corrente, principalmente as que são comidas cruas; lavar as mãos com sabão e água corrente, todas as vezes que usar a privada; lavar bem as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos, ou antes, de iniciar a limpeza de alguns utensílios – lavagem de filtro, por exemplo.

Bibliografia
www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Giardiase.htm