Banco de informações > Cólera

 

Cólera

A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se localiza no intestino das pessoas, provocando, nos casos graves, diarréia e vômitos intensos. Em decorrência das diarréias e dos vômitos, o indivíduo perde grande parte dos líquidos de seu organismo, ficando desidratado rapidamente. Se não for tratada logo, essa desidratação poderá levar a morte em pouco tempo.

Formas de Contaminação
A doença é transmitida, principalmente, através da água contaminada pelas fezes e vômitos dos doentes. Também pode ser transmitida por alimentos que foram lavados com água já contaminada pelo micróbio causador da doença e não foram bem cozidos, ou pelas mãos sujas de doentes ou portadores. São considerados portadores aqueles indivíduos que, embora já tenham o micróbio nos seus intestinos, não apresentam sintomas da doença.

Sintomatologia
Diarréia de grande volume, com aspecto de água de arroz e cheiro de peixe.
Vômitos.
Se não for tratado a tempo o paciente evolui para desidratação, choque e morte.
Toda pessoa que apresentar os sintomas da doença deve ser levada imediatamente para o serviço de saúde mais próximo. A recuperação do doente de cólera depende, em grande parte, da rapidez com que a doença for diagnosticada e tratada. O tratamento é simples e bastante eficaz e consiste na reposição dos líquidos perdidos pela diarréia e vômitos. Dependendo do estado do paciente, faz-se uso da reidratação oral ou da intravenosa e administram-se antibióticos indicados pelo médico.

Profilaxia - Medidas Preventivas
Controle da qualidade da água;
Destino adequado das fezes;
Adoção de bons hábitos de higiene;
Proteger os alimentos de baratas.

Bibliografia
www.exercito.gov.br/04Maoami/Saude/colera.htm