Banco de informações > Cisticercose

 

Cisticercose

Doença parasitária proveniente da infestação no homem dos ovos da Taenia solium ou da Taenia saginata, cuja larva pode comprometer, dependendo da via de acesso, praticamente todo o globo ocular, por migração.


Formas de Contaminação
A contaminação ocorre ao ingerir carne de porco ou boi mal cozida e contaminada com as larvas da Taenia (cisticerco). Também pode ocorrer contaminação através da água utilizada para regar hortas ou beber e também através a disseminação dos ovos por moscas e baratas.

Sintomatologia
Os sintomas vão depender do órgão onde o verme está alojado. Mesmo assim, a doença pode ser assintomática. Os indivíduos que apresentam sintomas podem sentir dores de cabeça, vômitos, vertigens, convulsões, meningites e hidrocefalia.

Profilaxia - Medidas Preventivas
Algumas medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da cisticercose, como, por exemplo, evitar a ingestão de carnes cruas ou pouco cozidas, lavar adequadamente os vegetais e frutas, evitar a contaminação da água utilizada para regar hortas ou beber, evitar a disseminação dos ovos por moscas e baratas, e sempre lavar as mãos antes após ir ao banheiro e quando das refeições.

Bibliografia
www.elisabethmello.ubbi.com.br/pagina3.html
www.wellingtonsantos.com/20.htm