Banco de informações > Erisipela

 

Erisipela

Erisipela é uma infecção provocada quando bactérias encontram uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele e espalham-se formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa. Calor, rubor e dor são três sintomas de inflamação que a medicina conhece há muito tempo e que se manifestam também na erisipela. Dentro do organismo, a proliferação das bactérias faz com que sejam liberadas toxinas que vão provocar febre, dor de cabeça, mal-estar. Normalmente, as lesões aparecem mais nas pernas e nos pés, embora possam manifestar-se também na face.

Formas de Contaminação
A contaminação se dá a partir de lesão causada por fungos (frieira) entre os dedos dos pés, arranhões na pele, bolhas nos pés produzidas por calçado, corte de calos ou cutículas, coceira de alguma picada de inseto com as unhas e também é transmitida por ratos. A bactéria Streptococcus pyogenes por encontrar uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele devido às lesões, se espalha formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa.

Sintomatologia
No período de incubação, que é de um a oito dias, aparece mal-estar, desânimo, dor de cabeça, náusea e vômitos, seguidos de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas com aspecto de casca de laranja, bolhas pequenas ou grandes, quase sempre nas pernas e, às vezes, na face, tronco ou braços.
As manchas na pele no início apresentam somente aumento de temperatura, mas logo se tornam bastante dolorosas.
A febre costuma permanecer de um a quatro dias e pode regredir espontaneamente, causando uma enorme prostração

Profilaxia - Medidas Preventivas
- Após banho, secar bem entre os dedos dos pés.
- Usar meias limpas todos os dias, dando preferência às meias de algodão.
- Usar fungicidas metodicamente em pó, spray ou cremes.
- Evitar traumas à pele ou calçados impróprios.

Pragas relacionadas
Barata
Rato
Formiga

Bibliografia
http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/erisipela.asp
http://www.abcdasaude.com.br/